quinta-feira, 9 de abril de 2009

O tão sonhado trecho asfaltado Coremas - Piancó


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A ilustração acima faz parte do Mapa Rodoviário da Paraíba (ano 2002), do DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, do Ministério dos Transportes , disponível no sítio eletrônico www.dnit.gov.br.

O trecho que liga Coremas a Piancó está denomiado no mapa do DNIT de PB 426. A legenda desta ilustração, abaixo, mostra que o trecho em questão está "implantado", mas não pavimentado.

A rodovia estadual transitória PB 426 tem início no município de São Bentinho, passa pelo município de Cajazeirinhas e chega ao município de Coremas (todo esse trecho é asfaltado). De Coremas segue à Piancó (trecho não-pavimentado). Entre o trecho Piancó e Santana dos Garrotes, parte da rodovia é asfaltada e outra parte está em pavimentação (talvez concluída). De Santana dos Garrotes à Tavares, segue leito natural (estrada de terra). De Tavares, segue à Princesa Isabel (trecho asfaltado) e aí termina a PB 426. (dados de acordo com o mapa do DNIT, no formato .zip).

Todo coremense sabe que a pavimentação desse trecho da PB 426 facilitaria a vida dos cidadãos de Coremas. Há constantemente a necessidade de se viajar à Piancó ou Itaporanga, a fim de se resolver diversos assuntos de ordem pública. Itaporanga é a sede do núcleo regional da Educação de Coremas (7ª Gerência de Ensino) e Piancó, da Saúde (7ª Gerência Regional de Saúde).

Muito se fala a respeito dessa pavimentação, mas até agora nada de satisfatório. Enquanto isso, o cidadão coremense é obrigado viajar àqueles municípios por um trecho não pavimentado, onde veículos de pequeno porte levam desvantagem, causando, muitas vezes, enorme prejuízos aos proprietários.

Outra questão é a violência ocorrida no trecho. Muitos são os relatos de assaltos, perseguições e emboscadas com a finalidade de furto. Num caso desses, a única opção do dono de veículo de pequeno porte é ignorar o trecho de terra, pisar fundo no acelerador e pedir a Deus que o seu veículo chegue do outro lado intacto.

Para que esta pavimentação venha a concretizar-se, todos sabem depender da "boa vontade política". Uma coisa é certa: se os políticos utilizassem o trecho com bastante frequência, já teriam resolvido o problema há muito.

Outro ponto importante a respeito do assunto é a polêmica quanto à destinação de verbas para o asfalto do trecho. Muito se ouve que governadores já enviaram verbas, mas que estas sumiram dos cofres, não foram aplicadas; que consta nos mapas de alguns órgãos o trecho já pavimentado e que, portanto, não mais serão destinadas verbas para esse objetivo, etc. Tudo não passa de especulação, de lenda urbana. O Superintendente Regional do DNIT no Estado da Paraíba, o senhor EXPEDITO LEITE DA SILVA , foi contatado por e-mail, a fim de fornecer algumas informações sólidas a respeito. Se o mesmo irá responder ou não, não se sabe. Mas caso seja enviada alguma resposta, será publicada aqui no Blog.

Por enquanto há, pelo menos até onde disponível, 3 requerimentos registrados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sistema de consultas on-line), da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba (www.al.pb.gov.br):

  • Requerimento 1.513/2003, registrado em 11/06/2003, de autoria do parlamentar José Lacerda, que solicita ao Governador do Estado e ao Superintendente do DER, o asfaltamento da rodovia PB-426, que liga Coremas à Piancó;
  • Requerimento 2.403/2003, registrado em 18/09/2003, de autoria do parlamentar Djaci Brasileiro, que apela ao Governador do Estado, o asfaltamento do trecho da rodovia PB-426, que liga Coremas à Piancó;
  • Requerimento 5.524/2005, registrado em 21/02/2005, de autoria do parlamentar Antônio Pereira Neto (Antônio Mineral), que solicita ao Governo do Estado providências junto ao Órgão competente, para a realização de estudos no trecho da PB 426, que liga Piancó à Coremas, com cerca de aproximadamente 32 kilômetros de extensão, a fim de viabilizar sua pavimentação.


Detalhe da legenda do Mapa Rodoviário da Paraíba 2002, do DNIT, que mostra a situação das rodovias estaduais e federais no Estado da Paraíba. Compare as duas ilustrações e verifique que o trecho Coremas-Piancó encontra-se implantado, mas não pavimentado.

clique na imagem acima para ampliá-la.


Veja, abaixo, a situação da PB-426, em todo o seu percurso.

RodoviaTrechoExtensão (km)Situação FísicaTrecho Coincid.Federal SuperpostaTMDClassif. Func.

426 PBT






001Entr. BR-230 (São Bento) - Cajazeirinhas14,0 Pav.
BR-426266 A.S
002Cajazeirinhas - Entr. PB-348 (Coremas)19,0 Pav.
BR-426
A.S
003Entr. PB-348 (Coremas) - Entr. BR-361 (A)30,0 Impl.
BR-426122 A.S
005Entr. BR-361 (A) - Entr. BR-361(B) (Piancó)- Pav.
BR-426
A.S
007Entr. BR-361(B) (Piancó) - Santana dos Garrotes23,0 E.O.P.
BR-426215 A.S
009Santana dos Garrotes - Entr. PB-356 8,0 E.O.P.
BR-426
A.S
011Entr. PB-356 - Entr. PB-306 (Tavares)24,0 Len.
BR-42632 A.S
013Entr. PB-306 (Tavares) - Entr. PB-374 (Princesa Isabel)16,0 Pav.
BR-426
A.S
015Entr. PB-374 (Princesa Isabel) - Divisa PB.PE5,0 Impl.
BR-426
A.S


Fonte: http://www.der.pb.gov.br/sistema_rodovias_estaduais_transitorias.shtml.
Acessado em 11/04/2009.


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