quinta-feira, 30 de julho de 2009

MPF celebra acordo para preservar açude no sertão, 17/07/2009 às 15:13

O Ministério Público Federal em Sousa (MPF) celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para preservar o açude Estevan Marinho, localizado na bacia do rio Piranhas, município de Coremas (PB), a 389 km da capital. O termo foi assinado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e prefeitura de Coremas.

Tanto o município quanto o Ibama e Dnocs se comprometeram a não conceder licença, autorização ou permissão para qualquer atividade, obras ou serviços na Área de Preservação Permanente (APP) do açude. A única ressalva é apenas para os casos de interesse social ou utilidade pública previstos em lei.

O Dnocs se comprometeu a agir sem demora para evitar, embargar, retirar e demolir eventuais edificações e os cultivos agrícolas realizados ao longo da margem do açude. O órgão ambiental também deve proibir a utilização da água ou o lançamento de efluentes no reservatório, sem a devida autorização de órgão competente.

O Ibama também se comprometeu a realizar, permanentemente, fiscalização na APP do referido açude, e a agir na falta de ação do Dnocs. O órgão ainda assumiu o compromisso de remeter ao MPF em Sousa, até o último dia de cada ano, relatório de fiscalização realizada no açude Estevan Marinho.

Já a prefeitura de Coremas tem dois anos para incluir, de forma prioritária, os atuais moradores do entorno do açude no plano municipal de habitação ou em convênios a serem firmados com os Ministérios da Integração Nacional, Meio Ambiente e das Cidades.

Consta em procedimento administrativo do MPF que há diversas construções e ocupações irregulares na área de preservação permanente do açude. São cerca de 2 mil famílias que moram em imóveis localizados a menos de cem metros do reservatório.

Conforme explicou a procuradora da República, Lívia Maria Sousa, as construções irregulares, notadamente as que se encontram até 30 metros do nível máximo normal do Açude de Coremas vêm degradando a área de preservação permanente e poluindo os recursos hídricos do reservatório artificial, através do lançamento de efluentes e depósito de resíduos sólidos no reservatório, acarretando prejuízo à saúde da população local.

A Resolução nº 302/02 do Conselho Nacional do Meio Ambiente considera APP a área com largura mínima de cem metros no entorno de reservatórios artificiais rurais, a fim de garantir a preservação dos recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, proteger o solo e assegurar o bem estar da população local.

Grupo de Trabalho

No acordo foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para demarcar a Área de Preservação Permanente (APP) do açude Estevan Marinho, bem como cadastrar todas as famílias que estejam residindo naquela área.

Em 30 dias, a partir da assinatura do termo, o GT, composto pelo Dnocs, Ibama e o município de Coremas, deverá fazer o cadastro econômico e social de todas as famílias que estejam residindo até 30 metros a partir do volume máximo de acúmulo do reservatório.

Também em 30 dias, contados a partir da assinatura do TAC, o Dnocs deve delimitar a APP do açude, afixando placas de alerta sobre os limites da área e informando que o local é bem público, pertencente ao Dnocs, portanto, de apropriação ou invasão privada proibidas. O órgão ainda deve se abster de conceder qualquer tipo de licença a particulares em terreno público ou imóveis localizados na APP.

Demolições e realocação

Pelo acordo, o Dnocs tem 60 dias, contados a partir do cadastro das famílias que residem no entorno do açude, para ajuizar ação de reintegração de posse, visando reaver a área ocupada irregularmente.

Segundo o TAC, se os moradores demolirem espontaneamente a área edificada, o Dnocs deverá remover os entulhos resultantes para local a ser definido juntamente com o Ibama.

Também devem ser demolidos os imóveis abandonados ou desocupados que estejam a cem metros do nível máximo normal do açude. Caso o órgão não realize as demolições, o Ibama deve fazê-las e cobrar as despesas ao Dnocs.

Os moradores carentes, que estão ocupando irregularmente a área, terão prioridade de inscrição no plano municipal de habitação.

Caso o município não priorize a inclusão desses moradores no programa de habitação, terá que pagar multa diária de 20 salários mínimos atualizados. Além disso, o MPF adotará medidas judiciais para garantir a prioridade do acesso dos moradores da APP ao plano habitacional.

A prefeitura de Coremas se comprometeu a incluir R$ 250 mil no Projeto de Lei Orçamentária de 2009 destinados ao programa habitacional da área de preservação do açude.

O Dnocs deve indicar à prefeitura, em 30 dias, terreno compatível para a construção de unidades habitacionais em benefício das famílias carentes que residem às margens do açude, para posterior alienação ao município de Coremas, visando garantir o direito fundamental à moradia.

Fonte: http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?98091, acessado em 30/07/2009.

3 comentários:

Unknown disse...

gostaria de saber mais sobre esse acordo...
e se já está disponivél a aréa da nova localidade de moradias dos desabrigados...
e se vai ser em local separados ou em uma so localidade,de conjunto habitacional?
sou estudante de Direito e quero saber mais sobre essa lei.

Valdi Machado da Nóbrega disse...

Fifa, assim que eu obtiver as informações, serão publicadas aqui no Blog. Este processo está em andamento aqui em Coremas. Houve algumas reuniões a respeito esta semana com o prefeito.

TRANSPOSIÇÃO disse...

LEIA NO ITAPORANGA.NET

http://www.itaporanga.net/capa/modules/xfguestbook/index.php?op=show_one&msg_id=3728



OMISSÃO DAS AUTORIDADES CONTITUIDAS DE COREMAS. SOBRE O PROCESSO DAS ELEIÇÕES DO COMITÊ PIRANHAS/AÇU
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA em 29/9/09

OMISSÃO DAS AUTORIDADES CONTITUIDAS DE COREMAS. SOBRE O PROCESSO DAS ELEIÇÕES DO COMITÊ PIRANHAS/AÇU...

Pedro Severino,

Fiquei feliz em saber dos andamentos que deram a respeito do Comissão de Bacia Hidrográfica, CBH, do Rio Piranhas- Açu, mas ao mesmo tempo triste.

Não só pelas instituições, mas pela comunidade da qual fazem parte toda BH Piranhas -Açu.

Como Coremense, Professor, Pesquisador inclusive do Reservatório Estevam Marinho, não tive conhecimento das reuniões, e só agora percebo que a comissão será empossada, e estou em dúvida quanto a comtemplação do Vale do Piancó, em especial Coremas.

Assim peço relação completa com cargo, função, entidade, município e profissão que cada membro possa representar.

Gostaria de saber se há nesse momento alguma forma de Coremas poder ser contemplar com a participação de algum membro.
Caso tenha algumas dessas informações favor informar.

Atenciosamente,
Robson Silva Cavalocanti



Olá Amigo e Conterrâneo Robson Silva Cavalcanti,

Se você não sabia, fique sabendo, que desde Abril do corrente ano de 2009...Que estava ocorrendo o processo das eleições do Comitê do Piranhas/Açu...Mesmo não sendo da minhas atribuições dentro da AESA)...

Entretanto, sempre cobrei do então, Gerente Regional da AESA de Patos, Dr. Gutemberg Silvino, hoje Professor da UFPB(Campus de Areia-PB)...

Da participação das comunidades de Coremas...Dos usuários das águas do Açude de Coremas/Mãe D’ Água, principalmente os pescadores...que participassem das plenárias que foram realizadas em Patos, Pombal, Itaporanga e Cajazeiras...Ele(Guttemberg Silvino)...Sempre mandava oficio para a Prefeitura Municipal de Coremas... E como também, para Janderley Batista, Presidente da Colônia de Pescadores de Coremas...Até mesmo, minha pessoa, por diversas vezes, mantive contato por telefone com Janderley Batista, sobre este referido processo das eleições do Comitê Piranhas/Açu...Tentando mostrar a ele, que o nosso Complexo Coremas/Mãe D’água...É, e sempre foi, o manancial, que regulariza o Piranhas/Açu...Pelo visto, infelizmente, as nossas solicitações(minha e de Guttemberg) sempre foram em vão...

Diante disto, em suma... Em alguns momentos, me ponho a refletir. E entro em reflexão...

E tiro, as minhas devidas conclusões... Não só pelo fato...Sobretudo, da omissão das Autoridades Constituídas de Coremas(o Prefeito Edilson Pereira e o Presidente da Colônia de Pescadores, e o Vereador Sr. Janderlei Batista), neste caso especifico das eleições do Comitê Piranhas/Açu...Entre outras... E muitas outras... Ocorrências... Que me furto...Não mencionar...Que às vezes... “Envergonha-me”... “Ser”... Coremense...


Afetuosamente,
Pedro Severino