A ilustração acima faz parte do Mapa Rodoviário da Paraíba (ano 2002), do DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, do Ministério dos Transportes , disponível no sítio eletrônico www.dnit.gov.br.
O trecho que liga Coremas a Piancó está denomiado no mapa do DNIT de PB 426. A legenda desta ilustração, abaixo, mostra que o trecho em questão está "implantado", mas não pavimentado.
A rodovia estadual transitória PB 426 tem início no município de São Bentinho, passa pelo município de Cajazeirinhas e chega ao município de Coremas (todo esse trecho é asfaltado). De Coremas segue à Piancó (trecho não-pavimentado). Entre o trecho Piancó e Santana dos Garrotes, parte da rodovia é asfaltada e outra parte está em pavimentação (talvez concluída). De Santana dos Garrotes à Tavares, segue leito natural (estrada de terra). De Tavares, segue à Princesa Isabel (trecho asfaltado) e aí termina a PB 426. (dados de acordo com o mapa do DNIT, no formato .zip).
Todo coremense sabe que a pavimentação desse trecho da PB 426 facilitaria a vida dos cidadãos de Coremas. Há constantemente a necessidade de se viajar à Piancó ou Itaporanga, a fim de se resolver diversos assuntos de ordem pública. Itaporanga é a sede do núcleo regional da Educação de Coremas (7ª Gerência de Ensino) e Piancó, da Saúde (7ª Gerência Regional de Saúde).
Muito se fala a respeito dessa pavimentação, mas até agora nada de satisfatório. Enquanto isso, o cidadão coremense é obrigado viajar àqueles municípios por um trecho não pavimentado, onde veículos de pequeno porte levam desvantagem, causando, muitas vezes, enorme prejuízos aos proprietários.
Outra questão é a violência ocorrida no trecho. Muitos são os relatos de assaltos, perseguições e emboscadas com a finalidade de furto. Num caso desses, a única opção do dono de veículo de pequeno porte é ignorar o trecho de terra, pisar fundo no acelerador e pedir a Deus que o seu veículo chegue do outro lado intacto.
Para que esta pavimentação venha a concretizar-se, todos sabem depender da "boa vontade política". Uma coisa é certa: se os políticos utilizassem o trecho com bastante frequência, já teriam resolvido o problema há muito.
Outro ponto importante a respeito do assunto é a polêmica quanto à destinação de verbas para o asfalto do trecho. Muito se ouve que governadores já enviaram verbas, mas que estas sumiram dos cofres, não foram aplicadas; que consta nos mapas de alguns órgãos o trecho já pavimentado e que, portanto, não mais serão destinadas verbas para esse objetivo, etc. Tudo não passa de especulação, de lenda urbana. O Superintendente Regional do DNIT no Estado da Paraíba, o senhor EXPEDITO LEITE DA SILVA , foi contatado por e-mail, a fim de fornecer algumas informações sólidas a respeito. Se o mesmo irá responder ou não, não se sabe. Mas caso seja enviada alguma resposta, será publicada aqui no Blog.
Por enquanto há, pelo menos até onde disponível, 3 requerimentos registrados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sistema de consultas on-line), da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba (www.al.pb.gov.br):
- Requerimento 1.513/2003, registrado em 11/06/2003, de autoria do parlamentar José Lacerda, que solicita ao Governador do Estado e ao Superintendente do DER, o asfaltamento da rodovia PB-426, que liga Coremas à Piancó;
- Requerimento 2.403/2003, registrado em 18/09/2003, de autoria do parlamentar Djaci Brasileiro, que apela ao Governador do Estado, o asfaltamento do trecho da rodovia PB-426, que liga Coremas à Piancó;
- Requerimento 5.524/2005, registrado em 21/02/2005, de autoria do parlamentar Antônio Pereira Neto (Antônio Mineral), que solicita ao Governo do Estado providências junto ao Órgão competente, para a realização de estudos no trecho da PB 426, que liga Piancó à Coremas, com cerca de aproximadamente 32 kilômetros de extensão, a fim de viabilizar sua pavimentação.
Detalhe da legenda do Mapa Rodoviário da Paraíba 2002, do DNIT, que mostra a situação das rodovias estaduais e federais no Estado da Paraíba. Compare as duas ilustrações e verifique que o trecho Coremas-Piancó encontra-se implantado, mas não pavimentado.
clique na imagem acima para ampliá-la.
Veja, abaixo, a situação da PB-426, em todo o seu percurso.
Rodovia | Trecho | Extensão (km) | Situação Física | Trecho Coincid. | Federal Superposta | TMD | Classif. Func. |
---|
426 PBT | | | | | | | |
001 | Entr. BR-230 (São Bento) - Cajazeirinhas | 14,0 | Pav. | | BR-426 | 266 | A.S |
002 | Cajazeirinhas - Entr. PB-348 (Coremas) | 19,0 | Pav. | | BR-426 | | A.S |
003 | Entr. PB-348 (Coremas) - Entr. BR-361 (A) | 30,0 | Impl. | | BR-426 | 122 | A.S |
005 | Entr. BR-361 (A) - Entr. BR-361(B) (Piancó) | - | Pav. | | BR-426 | | A.S |
007 | Entr. BR-361(B) (Piancó) - Santana dos Garrotes | 23,0 | E.O.P. | | BR-426 | 215 | A.S |
009 | Santana dos Garrotes - Entr. PB-356 | 8,0 | E.O.P. | | BR-426 | | A.S |
011 | Entr. PB-356 - Entr. PB-306 (Tavares) | 24,0 | Len. | | BR-426 | 32 | A.S |
013 | Entr. PB-306 (Tavares) - Entr. PB-374 (Princesa Isabel) | 16,0 | Pav. | | BR-426 | | A.S |
015 | Entr. PB-374 (Princesa Isabel) - Divisa PB.PE | 5,0 | Impl. | | BR-426 | | A.S |
Acessado em 11/04/2009.